#DIY Salmão ao limão com molho de tomate e requeijão | Aline Approves

#DIY Salmão ao limão com molho de tomate e requeijão

Olá pessoas fofas! Tudo bom? 🙂

Hoje vim mostrar o passo a passo pra vocês de uma receita que fiz no feriado da Semana Santa e adorei. Olha, é hiper fácil!

A saga foi: fui na Ilha das Caieiras pra conhecer o lugar e até ver as tortas capixabas, apesar de não comer a bendita :/ primeiro porque não gosto muito, segundo porque tenho alergia a frutos do mar. Mas fui né? Chegando lá o lugar estava lotado (não poderia ser diferente, Aline, era feriado!) e nem conseguimos estacionar. Voltamos pra casa e, com a preguiça de sair novamente, enfrentar fila no supermercado e querendo gastar pouco, resolvi me virar com o que tinha na geladeira.

A sorte é que o namorado tinha comprado um salmão para comermos outro dia. Então fui em busca de temperos e resolvi fazer o que eu já postei aqui (sou apaixonada por salmão, deu pra perceber, né?). Mas ah, já que estava com a barriga no fogão, vou tentar outra coisa né?

Olhei na internet várias receitas, inclusive nesse site aqui. Mas sempre faltava um ingrediente, eu queria algo rápido e tal…juntei alguns temperos da dispensa e foi isso aí:

IMG_20150410_154110

 

Ingredientes:

– Uma peça de salmão (estava R$ 39 no Carone).

– Alho picado.

– Sal.

– Manteiga.

– Orégano.

– Azeite.

– Sazon sabor limão.

– Molho de tomate.

– Requeijão.

 

Resolvi fazer um purê também. Usei 4 batatas, leite, queijo e grill (é isso mesmo rs).

 

Vamos lá: Temperando o salmão!

IMG_20150410_154048

Como era só eu e o namorado, cortei o salmão ao meio. Joguei, em um lado da peça, um sachê de sazon sabor limão, acrescentei orégano, alho picado, sal e azeite e espalhei, massageando bem a peça. Do outro lado, fiz a mesma coisa. Vale dizer que aí vai do tanto de tempero que você gosta, tá? Caprichei no sazon, diminui o sal.

Deixei uns 30 minutos pra pegar o tempero e, enquanto isso, as batatas para fazer o purê estavam cozinhando.

Cozinhando as batatas e fazendo o molho!

IMG_20150410_154018

 

Como sou apressada, resolvi fazer o molho do salmão logo. Coloquei azeite na panela, um pouquinho de manteiga, alho e orégano. Em fogo baixo, joguei o molho de tomate e misturei, jogando logo em seguida o requeijão. Continuei até pegar consistência e desliguei. Prove sempre pra saber se o sal está do jeito que gosta. Eu preferi não temperar muito o molho porque caprichei na peça de salmão.

Depois que passou os 30 minutos, coloquei o salmão no forno já pré-aquecido. Foi o tempo das batatas cozinharem. Retirei as peles, amassei e coloquei no fogo médio, acrescentando manteiga e azeite. Fui jogando aos poucos o leite e misturando pra dar consistência. Joguei pedacinhos de queijo muçarela na panela e grill pra temperar. Fui misturando até estar bom de sal e ficar do jeito que queria.

Pronto!

A peça do salmão fica boa em uns 40 minutinhos, tá? Depende muito do tempo que você deixou o forno aquecendo e se gosta mais assado ou não.

Tudo pronto: Vamos montar o prato!

IMG_20150410_153943

 

TCHARAAAAAAAAAAAAM! 😀

O cheeeeiro que estava na cozinha…nhammy!

Parti ao meio o salmão e dividi nos pratos junto com o purê. Tive que reaquecer o molho no fogão (como disse, fiz cedo demais) e joguei em cima do peixe. Façam o molho no final tá? Não sejam doidos como eu rs

Olha as fotos como ficaram!

IMG_20150410_153916

image

image (1)

 

Completamos com um vinho sensacional que veio na nossa WineBox de março: The Naked Grape. Um cabernet sauvignon bem gostoso e levinho, assim como o pinot noir da mesma marca. Hiper indico pra quem estiver começando a tomar vinho agora, principalmente porque eles são leves e fáceis de tomar. O link pra comprar os dois na Wine tá aqui.

E aí gente, arrasei ou não?

Quanto mais tempo vocês deixarem o salmão no tempero com limão, mais o gosto vai pegar. Fica uma delícia! O salmão ficou macio, bem assado, com o azedinho do limão realçando. E o molho não ficou salgado, já que não coloquei sal nenhum pra ficar bem equilibrado com o do peixe. O purê ficou bem temperadinho também e com queijo derretido. Muito delícia!

Vou dizer, o namorado adorou e eu também! #salmãolovers

 

Beijos e, se fizerem, quero que me contem como ficou 😉

Até a próxima!