Ei gente! Tudo beleza? 😉
Segunda-feira fui convidada a ter uma Experiência bem diferente: fui conhecer o Soeta, restaurante hiper conceituado e famoso de Vitória. Inclusive, um dos cinco melhores restaurantes do País pelo Guia Brasil Quatro Rodas.
Bem, eu já tinha ido curtir almoço no local quando ainda tinha menu esse horário e sim, é maravilhoso. Prato bem servido, comida de qualidade…tudo isso que todo mundo fala! rs
Segunda, o Chef Pablo Pavon, a Chef Bárbara Verzola e a Marly Farah convidaram algumas pessoas para conhecer um menu personalizado montado por eles (cada um fez um e você escolhia qual dos três gostaria). Minha escolha foi sofrida, tá? Foram três menus incríveis, mas escolhi o da Marly! <3
O Soeta é um restaurante contemporâneo de grande porte e de muita qualidade. Inclusive, muita gente estranhou os Chefs abrirem aqui em Vitória, fora do eixo das grandes Capitais como São Paulo e Rio de Janeiro. Mas nós agradecemos muito por isso. É uma incrível referência. Eles trabalham com texturas e gostos que mexem não só com seu paladar, mas com o emocional também. Fora que os pratos são lindos de morrer.
O foco deles é o menu degustação. São dois: o Tradição (8 etapas por R$ 148/pessoa) e o Criativo (22 etapas por R$ 220/pessoa), que não incluem bebidas nem gorjeta. Caso não queira o degustação, tem o à la carte, com opções maravilhosas de entradas, pratos principais e, claro, sobremesas.
Parando de enrolar, vou apresentar as opções que eu escolhi do menu da Marly. Pra começar, eles sempre servem um couvert para os convidados. Nesse caso vieram Torrada com Patê de Papada de Porco e uma Planta Comestível, para limpar o paladar. Ah, e uma Caipirinha com espuma de Cerveja e alguns pães caseiros.
Amei a torradinha com papada de porco. Agora o que mais me surpreendeu foi a Planta Comestível, hiper saborosa e aromática.
Minha entrada foi o Siri em 3 etapas: Casquinha de Siri, seu caldinho e o Siri Mole Frito.
Uma entrada montada cuidadosamente em três texturas diferentes. O tempero de tudo estava incrível e um completava o outro, quase como uma orquestra, sabe? Surpreendente e, mantendo o padrão, delicioso!
Tirei foto e provei a entrada da Bárbara, que era o Misto Quente de Champignon com Queijo Asiago de Pedra Azul. Foi a pedida do meu amigo Otávio, do VixRestaurants! Além de linda, incrível sabor.
Meu prato principal, muitos ali o elogiaram. Isso porque, como era um problema meu também, os outros convidados falavam “Ah, mas eu queria tanto a sobremesa do Pablo, a entrada da Bárbara e o prato da Marly”, por exemplo, e por aí ia em seus devidos gostos. Era difícil demais escolher um dos três menus previamente montados, todo mundo queria um pouco de todos! rs
Mas não tive dúvida depois da primeira garfada que a escolha foi certeira no menu da Marly: Espaguete com Manteiga Defumada, Champignon e Socol. Tá doido, que perigo esse prato!
Massa ao dente, muito bem temperada, quantidade mais que suficiente de socol e champignon. Tudo que eu gosto num prato só! rs
E esqueçam isso de “Ah, restaurante chique os pratos são pequenos”. Não, não, não é não. Os pratos principais são grandes e bem servidos. Provarei mostrando o prato, de novo, do Otavio: Tortelloni de Bacalhau com Molho de Tomate especial e Azeitonas.
Lindo, né? Esse não provei, mas Otávio falou que estava um arraso
A sobremesa do meu menu foi a famosa Horta de Chocolate:
Pensa numa sobremesa que mexe não só com seu estômago, mas com sua cabeça. Pensou? É essa! O gelado do sorvete com a textura da horta…não da pra explicar direito o que é, apenas que é uma bomba de chocolate maravilhosa, impecável, na dose certa. Tudo bem, eu comeria mais umas cinco dessas, mas é a dose certa pra quem comeu uma entrada e um prato principal desse. Maravilhosamente incrível!
E acho que é esse o “problema” do Soeta: ele não mexe só com o visual e o gosto, mexe com o emocional também. Você fica envolvido com o prato. Para, fecha os olhos, aprecia cada colherada/garfada na boca. Porque realmente, vale tudo isso. Cada segundinho de apreciação.
Não é um restaurante barato, claro. Mas também não tem que ser não. Pela qualidade e pelo impecável atendimento, ambiente e produtos, eu acho um preço justíssimo. Mesmo, já vi pratos mais caros com qualidade menor. Então se você puder, guarde uma graninha e o conheça. Eu coloco meu nome na reta que você não irá se arrepender!
O cardápio com os preços e opções tá aí:
[su_custom_gallery source=”media: 7034,7035″ limit=”30″ link=”lightbox” width=”300″ height=”300″ title=”never”]
Isso fora a carta de vinhos, drinks e tudo mais.
Já digo que haverá outro post aqui contando sobre o Menu Degustação que COM CERTEZA farei. Não perco por nada! Então aguardem! rs
Bárbara Verloza, Pablo Pavon e Marly Farah
Bárbara Verloza, Otávio (Vix Restaurants) e Pablo Pavon
Todos os convidados da imprensa. Galera gente boa demais!
Espero que o post tenha deixado vocês com vontade de conhecer. Conta aqui pra mim se você já conhece!
E quem quiser ir comigo quando eu for no Degustação, avisem! Vamos em comboio! rs
Beijos a todos! :*
Soeta Restaurante
Endereço: Rua Desembargador Sampaio, 332, Praia do Canto, Vitória/ES (perto do Don Camaleone).
Telefone: 27-3026-4433.
Funcionamento: Terça e Quarta de 19h30m a 22h30m. Quinta a Sábado de 19h30m a 23h30m.