Exposição Da Vinci, a Exibição, no Shopping Mestre Álvaro | Aline Approves

Exposição Da Vinci, a Exibição, no Shopping Mestre Álvaro

Boa tarde, gente! 🙂

Hoje vou fugir um pouco do roteiro tradicional que é gastronomia e falar um pouco de cultura. Gosto muito de alternar entre essas duas linhas porque se o blog é de indicação para algum lugar que (eu acho que) vocês tem que conhecer, pode incluir cultura também né? Então hoje a dica é pra vocês visitarem uma Exposição hiper bacana que está, a partir de hoje, no Shopping Mestre Álvaro. Se chama Da Vinci, a Exibição, que é considerada a maior e mais completa exposição de Da Vinci no mundo.12010712_970446383012372_3202366939402539988_o

Da Vinci, a Exibição, reúne mais de 60 invenções projetadas por Leonardo Da Vinci, um dos artistas mais importante do Alto Renascimento. 44 delas são interativas e em tamanho original, criadas em colaboração com artesãos italianos, terra de Da Vinci. “Esses especialistas deram forma a muitas invenções e aparelhos projetados, mas nunca construídos pelo artista devido à falta de tecnologias modernas no século XVI. Cada uma das invenções foi construída com detalhes precisos do código Da Vinci” (retirado do jornal A Tribuna, 13/09/2015).

Hoje aconteceu um evento de abertura pela manhã com alguns convidados para conhecer, em primeira mão, a exibição. Então vim contar pra vocês um pouco do que eu vi lá para incentivá-los a visitar a exposição.

IMG_20150914_113504IMG_20150914_112805Depois de me mostrar um pouco, vamos ao que interessa! rs

O evento começou com uma breve apresentação dos responsáveis pela Exposição e logo fomos liberados para entrar na mostra. Vale dizer que o local permite que todos os visitantes tirem fotos, o que eu achei hiper legal. O intuito da mostra é o que eles chamam de Edutainment, que consiste em educar com entretenimento. Por isso, toda a exposição é adaptada para crianças e adolescentes conhecerem mais sobre Da Vinci, tanto nas descrições das obras coladas nas paredes com escrita fácil quanto na apresentação do artista, que é feita, no primeiro contato com o público, por um vídeo pequeno, animado (de animação mesmo, puxado pro desenho animado rs) e simples e que a narrativa é construída por Wendel Bezerra, dublador de personagens como Bob Esponja, Goku (Dragon Ball Z) e para as adolescentes de plantão, Edward Cullen, de Crepúsculo! rs

Pois bem, depois do vídeo, que é o primeiro contato que temos com Da Vinci, em uma primeira sala separada, os Guias nos apresentam o salão da Mostra e olha, é sensacional a disposição dela. São várias salas abertas que não importa onde você pare, você sempre vai conseguir ver os outros cômodos! Parece um grande prisma, cheia de lados, todos acessíveis, como se fosse um enorme corredor dividido.

IMG_20150914_110228

Os grupos sempre são divididos em 20 pessoas no máximo para os guias conseguirem explicar todas as invenções em cada sala da exposição. É muito bacana! E fica dividido, os cômodos, pelos seus inúmeros talentos. Existe uma sala só para as pinturas, outra para balística, para arquitetura e por aí vai. São muitas as invenções, é muito legal de ver e interagir com algumas. Nosso guia hoje foi o Flávio Berutti, que é historiador e professor dessa área em Minas Gerais, além de autor de livros, tanto didáticos, paradidáticos e obras literárias. O cara é muito bom, juro!

Eu não conhecia muito a parte de inventor de Da Vinci então fiquei encantada. Claro que estudamos isso no ensino médio, mas como já faz muito tempo pra mim, foi muito interessante ter uma auLa de história em uma exposição, podendo ver as criações de Leonardo Da Vinci na sua frente, tudo aquilo que só aprendemos na teoria. É SHOW DE BOLA!

Os acompanhamentos pelas paredes ajudam muito a entender as obras, com uma linguagem bem leve. Tirei foto da descrição da Mona Lisa, a famosa Gioconda, só pra vocês terem uma ideia. Lá na exposição, a Mona Lisa está em seu tamanho certo, igualzinho do Louvre, exceto que não possui aquele cristal blindado em volta e que você pode chegar beeeem mais perto, por ser uma cópia rs. Assim como A Última Ceia, que perdeu alguns metros devido a pouca altura do local (ficou faltando nessa pintura os pés dos apóstolos, mas toma uma parede inteira da mostra).

IMG_20150914_111529IMG_20150914_112032

É muito legal ouvir todas as conspirações dos quadros, os traços renascentistas de Da Vinci sendo explicados e toda aquela magia cultural bacana. Também tem uma réplica do primeiro quadro que Da Vinci pintou, que eu não sabia que foi inteiro e, por isso, da pra ver bastante a diferença dos traços! Acredita que, no quadro abaixo, a única coisa que Leonardo pintou foi o anjinho do lado esquerdo (que ficou estourado pela luz, mas…é bom que você vai lá ver! rs) e fez retoques no busto e no rosto de Jesus?

IMG_20150914_112444

Ai gente. É MUITO BACANA!

Vou contar que o meu preferido de todos da exposição, na foi a Mona Lisa. Foi A Anunciação, um quadro que Da Vinci pintou retratando o anjo contando para Maria que teria o menino Jesus. Flávio Berutti contou pra gente que foi o primeiro quadro pintado em que Maria encara o anjo e não inclina a face para baixo em sinal de humildade. Não sei porque gostei tanto, nunca tinha visto o quadro na vida, mas achei belíssimo!

IMG_20150914_112929

Acho que é isso. Eu gostei muito de tudo, mesmo. Parabéns para a Exhibition Club e a todos os envolvidos por trazerem essa exposição tão bela para a cidade, a terceira se não me engano, em 2015 à receber a mostra.

Claro que não tirei foto da mostra toda, só algumas pra vocês sentirem um gostinho de quero mais e animarem de ir ao Shopping Mestre Álvaro conferir essa exposição arrasadora!

Da Vinci, a Exibição está disponível para visitação de hoje à 01/11, no piso L, ao lado da academia Fórmula. De Segunda a Sábado, de 10h as 22h, e Domingos e Feriados, de 12h as 22h. Para grupos escolares, de segunda a sexta, de 8h as 17h, mas tem que fazer reserva no romana@davinciexpo.com.br. A inteira está R$ 30 e meia R$ 15, para crianças até 12 anos, professores, estudantes e terceira idade. O telefone para mais informações é 3211-0000.

12019833_1025534977471344_2236697274963614083_n

Então corre pra conhecer! A página do facebook deles é essa aqui. Vocês não podem perder!

Beijos! :*

comentáriosDeixe um comentário

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *