Encontre novidades!

Preparo de Café Especial: Como fazer um bom café em casa?

Ei pessoal, tudo bem? Já fiz um post pra vocês aqui falando dos diferentes tipos de métodos de preparo de café e decidi dar continuidade ao post, agora falando sobre como começar a fazer um bom café especial em casa!

Isso mesmo! “Ah, Aline…já entendi e conheci esses diferentes tipos de métodos filtrados de café, mas gostaria de investir em um bacana pra fazer em casa, escolher um bom café também…pode me ajudar?”

É pra já!

Para começar, convido você a ver esse post que fiz no instagram falando sobre a escolha do seu café especial e como essa escolha vai influenciar no preparo e no resultado final. Café bom é café especial, sou uma grande defensora disso! Se for um café de baixa qualidade, muito torrado, não vai dar bom!


Passo 1: a escolha do café especial

Sim, a escolha do café influencia e muito no resultado do seu líquido final. A melhor pedida para cafés especiais (os acima de 85 pontos) feitos em casa é sempre com uma torra clara a média (assim você sentirá todas as notas do café) e sempre em grãos. Eu gosto muito de comprar de produtores locais, os famosos microlotes. Assim você ajuda os pequenos produtores e conhece ótimos cafés!

Então, primeiro passo: escolha um café especial em grãos!

Passo 2: o que comprar para começar a fazer o meu café especial em casa?

Bem, eu acho que pra começar o essencial é o método que você gostar (e se ele precisar de filtro de papel, comprar ele também) e um moedor são as primeiras coisas que você precisa ter para começar a fazer o seu café especial em casa. Eu indico muito 3 métodos pra começar (além do Melitta, que é aquele basicão que encontramos no super mesmo, baratinho):

MÉTODOS

Hario V60: é um filtrado ótimo e muito fácil de fazer! O preparo é muito parecido com o Melitta, mas dá um café bem diferente, mais adocicado e leve, devido ao fluxo da água, que é mais devagar, e suas ranhuras presentes no filtro. Há necessidade de comprar filtro de papel. Compre o kit completo aqui. Tem essa V60 também que é demais!

Prensa Francesa: é um método que não precisa de filtro de papel, mas em contra partida a moagem para esse método deve ser grossa, o que se faz muito necessário um moedor com controle de moagem. O café fica mais denso e encorpado. Tem diversos tipos de prensa francesa e tamanhos e a mesma também serve para espumar leite! Para comprar uma Prensa Francesa clique aqui!

Clever: é um método fácil de preparo ideal pra deixar no trabalho ou praquele café rapidinho. Serve pra chá também. Necessita de filtro de papel. Para comprar uma Clever clique aqui!

Dos três, prefiro a Hario V60 e em segundo a Prensa Francesa. Se eu tivesse dinheiro, investiria em uma Chemex, que sou apaixonada pelo método!

MOEDOR

Existem dois tipos: os elétricos e os manuais. Eu gosto muito dos elétricos pra não ficar fazendo força, mas os manuais são a melhor pedida, pois deixa a moagem mais homogênea que os elétricos.

De elétricos eu tenho o da Hamilton Beach que adoro. Ele tem o controle de moagem (da pra moer grossa pra prensa francesa ou normal, pra outros métodos) e é super bonitinho, mas é carinho (comprei na Black Friday rs). Tem mais acessíveis, como o da Cadence, o da Oster e o da Philco.

Para os manuais, tem os da Hario (tem vários tipos, é uma marca ótima, pode comprar quando for deles) e essa da Moe Grãos.

*O que comprar a mais do básico?*

O que vier após isso são ótimos acréscimos, como:

– Balança: tem as balanças de cozinha que você encontra super fácil ou a balança dose certa, que é baratinha e fácil demais!

– Chaleira Elétrica: tem a da Cadence e a da Mondial, que são ótimas! É só ligar na tomada e ela esquenta automaticamente, desligando sozinha. Caso queira algo mais profissional, as Chaleiras Bico de Ganso são o supra sumo! Com esse bico mais alongado, ela ajuda a controlar o volume da água despejado, dando mais uniformidade na hora de fazer o café!

– Cremeira: para quem gosta de um café com leite cremoso, vale investir numa cremeira (a prensa também faz esse leite, tá?). Eu tenho o Espumador de Leite da Pressca e adoro, mas sou doida no da Nespresso (Aeroccino)! rs

Passo 3: Onde comprar?

Olha, tem muita loja bacana online que vende. Deixei o link acima dos produtos que encontrei na Amazon, mas você encontra também na Loja Virtual da Terrafé (que é aqui do Espírito Santo, vocês tem cupom de desconto e entrega super rápido pra Grande Vitória) e nas lojas físicas. Tem também a Moka Clube e Café Store.

Proporção para o preparo do café especial

Existe uma proporção ideal para preparar o seu café: a cada 10g de café, 100ml de água. Mas isso varia um pouco de gosto, tem gente que faz 12g/15g a cada 100ml.

Pra quem não tem balança fica um pouco complicado, mas da pra pegar mais ou menos: eu faço em casa, a cada 200ml de água, eu faço a moagem de 2 (ou 3) colheres de sopa. Ao meu gosto dá certinho e bebem 2 pessoas 🙂

Ah! Eu coloco um pouco de água a mais (cerca de 10ml/15ml) pra escaldar o filtro de papel, se o método for o que possui esse filtro. Explico abaixo o que é e o porquê!

café especial aline approves

Passo 4: Como preparar o seu café em casa?

Então, os modos de fazer vão depender do método que você escolher. É sempre legal buscar vídeos pra ver como faz, mas tem umas dicas que são essenciais e indispensáveis no preparo:

– Para aquecer a água: eu coloco pra ferver até começar a borbulhar e tiro!

– Nos filtrados com coador de papel, sempre tem que escaldar o filtro.

O que é isso? Antes de colocar o grão moído no filtro de papel, você vai pegar aquela água a mais que colocou pra ferver – pós fervida – e vai molhar o filtro, em toda sua extensão, sem nada nele. Depois vai descartar a água, colocar o grão moído e aí passar o café.

Por que isso? A água fervida no filtro de papel puro serve pra retirar todas as impurezas dele, além do sabor da celulose, deixando o café ainda mais puro e livre de qualquer gosto/resíduo!

– O uso da água tem que ser filtrada ou mineral. A água da torneira possui cloro, que não sai na fervura, e atrapalha no preparo.

– Sei que muita gente tem coador de pano em casa (coisa bem de vó), mas o pano pode acumular bactérias e também residual de outros cafés já passados por ali, atrapalhando no gosto do seu atual. Minha recomendação é abandonar esse tipo de coador, infelizmente. Ficará apenas na memória rs

– Outro passo muito importante é: a pré-infusão do café! Você tem que hidratar o café moído que já está no coador.

Como faz isso? Simples! Para hidratar o pó, basta colocar uma pequena quantidade de água, suficiente para cobrir/molhar todo o pó contido no método. Espere coar e depois passe o restante, com calma, em movimentos circulares, controlando a queda da água. E pronto! Seu café coado está ideal para ser consumido! Esse passo é essencial para os coados, como V60, Clever, Chemex…A prensa é outro tipo de infusão!

Vou falar sobre os preparos de café especial nos métodos que citei acima!

V60/Clever/Koar/Chemex (métodos coados com filtro de papel)

1- Moa o café (moagem média) e ferva a água.

2- Escalde o filtro e descarte a água. Coloque o café recém moído no método.

3- Faça a pré-infusão (hidratação do café moído).

4- Passe o resto da água no café em movimentos circulares.

5- Consuma! 😀

Prensa Francesa

1- Moa o café (moagem grossa) e ferva a água.

2- Escalde a prensa francesa e descarte a água.

3- Adicione o café moído na prensa e depois a água fervida.

4- Misture com uma colher o café e a água. Aguarde 4 minutos.

5- Coloque a tampa e aperte o êmbulo (essa haste que tem na tampa) devagar. Ela é a responsável por separar a borra do líquido. Aperte até o final.

6- Coloque o líquido na xícara e aguarde 1 minuto, para sedimentar todo o resíduo de café que existir (a Prensa produz um café com um pouco de resíduo. Esperar faz com que ele desça pro fundo da xícara).

7- Beba! 😀 Ah! Não deixe o café por muito tempo na prensa francesa, pois ele pode amargar devido ao contato com a borra.

 

Gostaram do conteúdo?

Espero que sim!

Um beijo e qualquer comentário, vou tentar responder! 😀

Compartilhe essa dica!

Pinterest
Facebook
Email
WhatsApp

Publicidade

plugins premium WordPress