Encontre novidades!

Cozinha Capixaba: conheça o programa do Sesi-ES que valoriza a gastronomia capixaba

Olá, galeritcha! Se liga na novidade!

O Sesi-ES acaba de lançar o programa Cozinha Capixaba, que leva às comunidades conceitos de alimentação saudável utilizando produtos típicos do Estado. Com o programa, o Sesi-ES priorizará ingredientes comuns à mesa da maioria dos capixabas: peixe, café, banana, mamão, morango, coco, inhame, laticínios e carnes no preparo de receitas tradicionais da região para promover a educação nutricional.

Como parte do programa, foram lançados dois livros de receita com esses alimentos mais marcantes na culinária do Espírito Santo. E foi uma equipe grande, viu? Nutricionista, historiador, especialista em economia doméstica e ainda contaram com apoio de alguns dos principais chef’s de cozinha do Estado.

São receitas simples e de alto valor nutritivo elaboradas pela equipe de nutricionistas do Sesi-ES e por grandes chefs do Estado: Juarez Campos (Oriundi), Júlio Lemos (Papaguth), Cleuza Costa (Della Bistrô), Francisco Assis (Domus Itálica) e Paulo Gaudio (La Cave). As publicações servirão de material didático em cursos ministrados pelo Sesi-ES com intuito de formar multiplicadores do conceito de valorização de produtos locais.

Superintendente do Sesi, Luiz Carlos Vieira, Chef Juarez Campos, Chef Assis Teixeira, Chef Cleuza Costa, Presidente da Findes, Marcos Guerra, esposa Geane Gerra, Chef Paulo Gaudio e Chef Júlio Lemos.

Tive contato com os livros ontem, quando o fotógrafo Ari Oliveira me mostrou. Quem participou com fotos também nas publicações foi o Bruno Coelho.

Quem quiser os livros do Cozinha Capixaba, o primeiro volume está online, assim como o segundo volume.

Livros: Volumes I e II já disponíveis online!

Unidade Móvel Cozinha Capixaba

Outro ponto bem legal e importante do Cozinha Capixaba é a unidade móvel construída exclusivamente para levar o programa a todas as regiões do Espírito Santo, oferecendo cursos, palestras e oficinas, sempre com o intuito de valorizar os produtos regionais. Bem inovadora e interessante a ideia. A unidade possui uma cozinha industrial completa, com utensílios modernos e totalmente adaptada, capaz de atender até 20 alunos por turma. É tipo um ônibus muito hi-tech, até com autossustentabilidade no consumo de água.

Dentro da Unidade Móvel!

Um sistema captará a água do ar-condicionado para que seja utilizada na lavagem dos utensílios (por exemplo) e possui gerador próprio de energia, permitindo que as aulas aconteçam mesmo em situação de falta de luz. Ainda contam com câmeras de vídeo instaladas em diversos pontos da unidade móvel, que ampliarão o ângulo de visão dos alunos, ajudando no aprendizado e entendimento da execução das receitas.

Do lado de fora da Unidade Móvel.

A acessibilidade também está garantida na unidade móvel, pois possui cadeiras para canhotos e obesos. A reposição dos alimentos se dará por porta separada da entrada dos alunos, onde fica a sala de pré-preparo, e a unidade poderá ficar estacionada em qualquer tipo de terreno devido a um equipamento de auto nivelamento inovador, que se adapta a qualquer condição do solo.

 

Achei MUITO, extremamente bacana o projeto. Parabéns para a FINDES pela iniciativa. Se tiver pontos de venda do livro, pra quem quiser comprar, coloco aqui depois. Mas, por enquanto, aproveitem a versão online! 🙂

Fotos disponibilizadas por: Evelyn Trindade.

Fonte: Sesi-ES.

Compartilhe essa dica!

Pinterest
Facebook
Email
WhatsApp

Publicidade

plugins premium WordPress