Os melhores restaurantes de comida japonesa de Vitória e Vila Velha!

Os melhores restaurantes de comida japonesa em Vitória e Vila Velha

O Dia Internacional do Sushi é no dia 18 de junho, e tem melhor jeito de comemorar do que comendo uma ótima comida japonesa? Acho que não, né? rs

História do Sushi

Para quem não conhece, o sushi é um prato da culinária japonesa super famoso no mundo todo. A técnica nasceu com a necessidade da conservação dos peixes no Sudeste Asiático, onde os filés de peixes crus eram salgados e colocados em barris de madeira com camadas de arroz cozido entre os filés. O Japão, por ter sua base alimentar vinda do mar, adotou a técnica e a aprimorou, tornando assim o sushi conhecido no mundo todo.

Basicamente, o sushi é composto de peixe (ou frutos do mar ou legumes) e arroz temperado com vinagre, sal e açúcar. Foi no século XVIII que surgiu o primeiro “sushiman” da história: Hanaya Yohei. Ele foi responsável por criar o mais conhecido tipo de sushi: o Niguirizushi (famoso Nigiri). Aquele que é uma bolinha de arroz embaixo com uma fatia do peixe por cima, sabe?

O sushi no Brasil chegou em 1908, através de um navio imigrante japonês. Porém, se difundiu mais na década de 90. Chegou a ser registrado cerca de 300 restaurantes japoneses só em SP no século XXI!

Devido ao nosso paladar, muitas iguarias foram adaptadas principalmente por influência americana, e também para popularizar a comida na nossa terrinha. Para isso, muitos ingredientes foram inseridos nas criações malucas dos restaurantes, como goiabada, nutella, geleia e frutas. Isso se dá devido ao paladar: o oriental priva muito pelos sabores delicados e equilibrados, já o ocidental gosta de contrastes fortes de sabores.

Depois desse rápido resumo pela história do sushi, separei alguns locais que servem (ou entregam) comida japonesa que indico e gosto muito! Vamos lá?

*essa lista pode ser atualizada constantemente.

Shôga Sushi

Nas mãos do primeiro sushiman do Estado (Edi), o Shôga Sushi mantém o posto do melhor custo benefício de rodízio para mim (R$ 64,90, sem limitações). Fica em Vila Velha, as opções são bem variadas e o cardápio de comida japonesa é extenso. Os peixes são frescos, o arroz tem a textura certa e o sashimi é em uma grossura boa, nada muito fino ou grande demais. O local agora está maior e conta com mesas orientais na casa, aquelas baixas, sabe? Super bacana!

Onde fica? Rua Prof. Telmo de Souza Torres, 424 – Praia da Costa, Vila Velha – ES. Horário: de segunda a domingo, de 18h às 00h.

Japa San

O Japa San sempre é minha pedida para delivery, pois gosto bastante dos combos e das opções. Hoje existem 2 serviços: o restaurante Japa San, na Praia do Canto, que é muito bonito, estiloso e tem pratos lindíssimos e saborosos, bem contemporâneos (um pouco mais caro também), e o Japa San 2GO, que entrega pra região de Vitória e Vila Velha. Na Praia da Costa, em Vila Velha, o 2Go ainda conta com umas mesas em um ambiente bem bacana que você também pode consumir no local, tendo até rodízio.

Onde fica? Rua Afonso Cláudio, 60 – Praia do Canto, Vitória – ES. Horário: segunda a sexta de 18h às 00h, sábado e domingo de 11h às 01h. Japa San 2Go: Rua Quinze de Novembro, 535 – Praia da Costa, Vila Velha – ES. Horários: terça a domingo, de 18h às 23h30m.

Kato’s Sushi

O legal do Kato’s Food é que a família dona é japonesa, então você encontra bastante opções tradicionais no local. O ambiente é agradável, o cardápio é bacana e tem até algumas criações da casa que vale arriscar conhecer, como o haddock com geleia de maracujá (amo!). Fica em Vila Velha, na Praia da Costa e não possui rodízio de comida japonesa, apenas a la carte.

Onde fica? Av. Hugo Musso, 906 – Praia da Costa, Vila Velha – ES. Horários: segunda a sábado, de 11h às 14h e de 18h30m às 23h.

Sushi Minami

O Sushi Minami abriu em janeiro de 2018, mas já tá fazendo a felicidade da galera de Jardim Camburi. Peixes frescos, arroz na consistência boa (não muito empapado e nem muito soltinho), combinações tradicionais e até algumas gourmets, com abacate, por exemplo. Também tem opção para vegetarianos e pra galera lowcarb e trabalha a la carte!

Onde fica? Rua Carlos Gomes Lucas, 147 – Jardim Camburi, Vitória – ES. Horários: segunda a domingo, de 18h às 22h30m.

Temakeria & Cia

Com duas unidades, uma no Shopping Vila Velha e outra na Praia do Canto (Triângulo), o menu da Temakeria & Cia tem diversas criações da casa, combos e promoções durante a semana. Gosto muito do ambiente, é bem bonito, os peixes são frescos e você encontra opções de pratos quentes e frios bem variados, assim como 3 tipos de rodízio: o menu degustação, o tradicional e o premium.

Onde fica? Rua João da Cruz, 151 – Praia do Canto, Vitória – ES. Horários: segunda a quinta, de 11h30m às 14h30m e de 18h30m às 00h. Sexta de 11h30m às 14h30m e de 18h30m às 01h. Sábado de 12h às 15h30m e de 18h30m às 01h. Domingo de 12h às 15h30m e de 18h30m às 00h / Shopping Vila Velha, Piso L0, R. Juscelino Kubitscheck – Divino Espírito Santo, Vila Velha – ES. Horário do Shopping.

Sushi Trip

Foto linda da Raissa Franzotti, do @cozinhadara!

Outra ótima opção para delivery é o Shushi Trip. Nunca comi na lojinha, que fica dentro do Shopping Vitória, mas provavelmente é super bom. O que eu acho legal no Sushi Trip é a variedade de combos disponíveis, além da qualidade dos produtos. Entrega em Vitória e Vila Velha (alguns bairros, consultar).

Cardápio disponível, bairros que recebem a entrega e mais informações no site do Sushi Trip. Horários: terça a domingo de 18h às 23h.

Banzai Lounge

Foto retirada do facebook do Banzai Lounge.

O Banzai Lounge é a melhor opção dos Banzais pra mim (apesar de gostar muito do Banzai da Praia da Costa e das promoções de temaki). O rodízio deles é bem bacana e conta, inclusive, com toques bem criativos, como opções da culinária peruana no menu. A comida japonesa de lá é muito boa e, além do rodízio, tem a la carte.

Onde fica? Rua Joaquim Lírio, 595 – Praia do Canto, Vitória – ES. Horários: terça a quinta e domingo, de 18h às 23h30m. Sexta e sábado, de 18h às 00h30m.


*Os preços desse post foram atualizados de acordo com o valor vigente na visita e podem sofrer alterações*

Gostaram das opções? O que acharam?

Já conhece algum deles? Conta aí pra mim o que acham e também me dê mais dicas de locais que não estão na lista que vocês gostam!

Beijos!

Posts que você também vai curtir!

Empoderamento Feminino: conheça locais comandados por mulheres!

Chocolate Ruby: o 4º tipo de chocolate chega ao Espírito Santo!

Restaurantes com Área Kids: conheça algumas opções!

As melhores cafeterias da Grande Vitória que você precisa conhecer!

4 thoughts on “Os melhores restaurantes de comida japonesa em Vitória e Vila Velha”

    1. Ei Marcelo, não conheço, mas não existe só ele de restaurante japonês “de verdade” em Vitória, com certeza! Tem muitos restaurantes ótimos também, vale conhecer mais opções rs
      Vou conhecer 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *