Pirão da Ilha e sua moqueca capixaba!

Tem um tipo de comida que eu nunca vou poder “falar sobre” pra vocês aqui no blog: frutos do mar.

A pessoa que vos escreve tem uma característica muito chata e que por muitas vezes a deixa triste: alergia. Sim, sou alérgica a frutos do mar. Desde pequena fui criada na beira de praia, comendo peroá com muitos camarõezinhos e tudo mais, mas depois de um tempo eu descobri essa alergia chata em que minha garganta fecha, eu começo a me coçar e tudo mais.

E o que isso tem a ver com o post de hoje? Porque vamos falar de MOQUECA!

Sim, a capixaba, não a peixada baiana, ok? rs (discussão pra que?)

Um fim de semana passado estive no Pirão da Ilha, na Ilha das Caieiras, para a despedida do meu irmão que foi estudar nos EUA. Resolvemos comer uma moqueca. “Mas Aline não come moqueca!” Aline come moqueca sim, só que sem camarão. “E qual é a graça?”.

Pois é, não sei, mas eu tenho que me satisfazer com o que eu posso.

Adoro peixe, adoro tempero de moqueca, mas tive que fazer meus companheiros de prato comerem a famosa moqueca capixaba sem camarão. Não tem problema, uma boa moqueca é boa sem ou com camarão. E por isso eu vim contar pra vocês sobre essa especial que comi!

IMG_20150816_131441

A Ilha das Caieiras é um local bem peculiar que conheci há pouco tempo. Ponto turístico de Vitória, mas frequentado por pessoas que costumam comer frutos do mar e a famosa torta capixaba. Na semana santa o local fica ABARROTADO de gente, impossível de passar. Por ser mais escondido na cidade de Vitória, fica complicado de chegar. Sempre temos que ir pelo gps, que nos manda pelo caminho mais difícil ainda, mas vale a pena.

Os restaurantes do local são hiper simples, mas famosos pela sua culinária e pela cultura das desfiadeiras de siri. A renda de muitas famílias vem dos crustáceos pescados no local. Olha só a vista do Pirão da Ilha! Um deck maravilhoso!

Chegamos no Pirão da Ilha e logo fomos recepcionados muito bem, com uma alegria que só! Meus companheiros pediram uma casquinha de siri para começar e eu fui de bolinho de bacalhau.

IMG_20150816_120638IMG_20150816_122542

Que bolinho delícia! O namorado gostou muito da casquinha. Porção bem servida, com vinagrete e farofa. Eu adorei o bolinho e dava pra nós quatro presentes comermos bem satisfatoriamente. Além de estar uma delícia né? Bem recheado, muito bom! (Ah, também não sou muito fã de bacalhau, mas de bolinho bem feito gosto! rs)

Junto com a entrada, achamos que a moqueca ia demorar e pedimos logo. A escolhida foi uma de badejo sem camarão (infelizmente), que acompanhava pirão e arroz. Ainda pedimos uma moquequinha de banana que não pode faltar, eu amo! Não demorou muito e logo estávamos com as panelas de barro em nossa mesa:

IMG_20150816_122730IMG_20150816_122736IMG_20150816_122751

Só mais uma, gente! rs

IMG_20150816_122803

Bem de pertinho! 😀

QUE DELÍCIA!

A moqueca é recomendada pra no máximo 3 pessoas, mas nós 4 comemos bem. Veio fervendo, muito gostosa, peixe desmanchando, temperado maravilhosamente bem, com caldo suficiente e delicioso! O que dizer da moquequinha? Perfeita!

Claro que eu sugiro pedir com camarão. Meu pai é entendedor de moqueca (faz uma maravilhosa, assim como vários pratos. Cozinheiro de mão cheia!) e diz que é uma das melhores do Estado. Então pode ir sem medo, dica de Chef! rs Mas se tiver alguma dúvida, pode jogar na internet pra conhecer mais sobre a Ilha das Caieiras e sobre o Pirão da Ilha 😉

Além disso, tem a vista do local né que é linda demais!

[su_custom_gallery source=”media: 3161,3171,3177,3176,3175,3174″ limit=”30″ link=”lightbox” width=”200″ height=”200″ title=”never”]

Dizem que é um pôr-do-sol maravilhoso de lá. Não fiquei pra ver, já que fui no almoço, mas fica a dica! rs

Além disso, olha aí o cardápio:

[su_custom_gallery source=”media: 3155,3156,3157,3158″ limit=”30″ link=”lightbox” width=”300″ height=”300″ title=”never”]

Bem, tá dada a dica!

Prometo que vou procurar sempre falar mais sobre moquecas aqui, mas fiquem cientes que serão sem camarão tá? Aí é só vocês acrescentarem. Prometo também que procurarei saber de alguém, tipo um colunista, pra dar dicas de frutos do mar aqui. rs

Pirão da Ilha:

Felicidade Corrêa dos Santos, 32 – Ilha das Caieiras, Vitória – ES

Telefone: 3323-9996. (não tem facebook nem instagram)

Horário de funcionamento: Segunda a Sexta de 11h às 16h e Sábado e Domingo 11h às 18h.

 

Espero que gostem, pessoal! Dica perfeita pra começar por um restaurante maravilhoso do nosso prato típico! 😉

Beijos!

Compartilhe essa dica!

Pinterest
Facebook
Email
WhatsApp

Publicidade

plugins premium WordPress